sábado, 31 de agosto de 2013

Gazeta Valeparaibana - Setembro 2013

DESTAQUES da Edição de Setembro Edição 070
Gazeta Valeparaibana
Jornal de Setembro

Pagina 1: Amazônia
Pagina 2: Cronica e o Projeto Formiguinhas
Página 3: História e Atualidade
Página 4: Semana da Pátria
Página 5: Política e Cidadania
Página 6: Notícia comentada da Educação
Página 7: Página Literária
Página 8: A CERCA (conto verídico) Parte IV
Página 9: Aprovar ou reprovar
Página 10: A Engrenagem
Página 11: O Velho ranzinza (Poema Real)
Página 12: Socializando ideias
Página 13: INCLUSÃO - Sobre as APAE
Página 14: Educar não é opinião
Página 15: Nossos Filhos x Educação
Página 16: As ruas movem o Brasil

E muito mais... Experimente! É diferente...

Destaques:

- Parem o moinho, prendam os moleiros
Darcy Ribeiro (1922-1997), no livro O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil (São Paulo: Companhia das Letras, 1995), incluiu um capítulo denominado Moinhos de gastar gente.
- Independência do Brasil
1º de setembro, dia que começam as comemorações da Semana da Pátria que tem seu apogeu no dia 7 de setembro, data que Comemora- mos a Independência do Brasil.
É uma ocasião propícia para se falar sobre Cidadania. Como podemos exercer nossa cidadania?
- ESTADO LAICO/ESTADO SECULAR/ ESTADO LEIGO
Laico, palavra que, segundo o dicionário Aurélio, é sinônimo de leigo, e o termo "leigo" deriva do Latim "laicus" do Grego "laikós", ou seja, que não pertence ou não está sujeito a nenhuma religião.
- NOTÍCIA - Educação
O novo processo de seleção para os 1.450 diretores é mais uma das políticas públicas da Secretaria da Educação para que esses servidores aprimorem suas funções.
É importante esclarecer que o principal objetivo é o caráter formativo da ação e não o foco punitivo.
- REPROVAR OU APROVAR?
Eis a questão!
Desde que o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou algumas reformas na educação, temos acompanhado e participado de alguns debates. Sob a alegação de que a “aprovação automática não estava dando certo”, a reforma prevê a diminuição dos ciclos para que as reprovações ocorram nos 3º, 6º, 7º, 8º e 9º anos.
- Primavera
O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.

* Crônica do mês

Baixe: www.gazetavaleparaibana.com/070.pdf

 

Nenhum comentário: