terça-feira, 6 de agosto de 2013

Gazeta Valeparaibana - Agosto 2013

DESTAQUES da Edição de Agosto
Gazeta Valeparaibana


DIA NACIONAL DAS ARTES - 12 de Agosto
A arte nasceu com o homem. Com a arte o homem conseguiu transformar o movimento em dança, o grito em canto, e reproduzir pela imagem e pelo gesto as coisas que sente e a emoção que contempla.
A presença da arte numa obra se nota quando através dela o artista nos comunica os seus temores, anseios e esperanças e quando ela estabelece uma relação profunda entre o homem e o mundo, exprimindo uma realidade interior mais intensa e não menos significativa do que a exterior que captamos através dos sentidos. Criar arte e amá-la foi privilegio de todos os povos, raças, crenças, épocas, meridianos e culturas...
......
Eleições...
Como funciona a eleição para vereadores:
Digamos que numa pequena cidade o número de vereadores é 9 e o número de eleitores é de 3.000 No dia das eleições, ao final, digamos que o número de votos validos foram 2.700 (ou seja não se contaram os votos brancos e nulos).
......
VERDADES DE HOJE E DE ONTEM
Uma educação mal dirigida tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, assim como na célula família e no atual conceito que se faz dela, tem invertido valores socais além de autovalorizar o individuo em prol de uma aparente fraternidade que ilude e transfere para o todo social as responsabilidades de cada um.
......
A CERCA
Alguém começou a lapidar pedras. Eram pedras coloridas encontradas no meio de pedras de rio e que eram usadas para colocar nos jardins das casas.
Para dar uma forma desejada à pedra, pegávamos um pedaço de madeira em cuja ponta nós cortávamos a forma, oval, redonda, etc. Usávamos uns grãos de arroz amassados com uma gota de água para colar a pedra na madeirinha. A lapidação da pedra era obtida esfregando-se a pedra sobre o vidro, adicionando-se um pouco de água.
Usávamos pedaços de vidro plano ou garrafas.
......
SÍNDROME DA AMNÉSIA PEDAGÓGICA
Você já reparou quantas visões diferentes há sobre uma mesma escola?
Já parou para analisar a opinião dos seus colegas sobre seu próprio trabalho? Já trocou ideias com outros trabalhadores da educação para ver quantas opiniões diversas há sobre o trabalho docente?
.....
DIA DO ESTUDANTE
Código de ética do estudante
I - Faze da tua crença em Deus e nos destinos sobrenaturais do Homem a luz que te guiará no meio da confusão dos desorientados e da corrupção dos costumes.
.....
Democracia: Uma forma  de ver e de viver o mundo
 “Cidadão é o indivíduo que está no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Faz parte também de ser cidadão” participar no destino da sociedade, votar e ser votado, ter direitos políticos. “ Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila.”
.....
Como educar um filho no século XXI?
Cuidado com suas atitudes. Seu filho pode estar te observando silenciosamente...
.....
E muito mais... Experimente! É diferente...

Nenhum comentário: